sexta-feira, 1 de junho de 2012

Hype x 3 - E3 2012

Hoje já é junho e você provavelmente sabe que todo ano este mês acontece uma das feiras mais importantes da indústria de games. É claro que estou falando da E3 (como o título já entregou derp), que em 2012 será realizada de 5 à 7 de junho lá em Los Angeles. A edição deste ano promete finalmente revelar tudo sobre o novo console da Nintendo, o Wii U e, entre outras coisas mais, aquela enxurrada de games que a gente já está acostumado. Pensando nisso, decidimos fazer um Hype diferente hoje. Escolhemos três jogos que figurarão nos estandes da E3 semana que vem e que serão lançados em breve, e fizemos um post triplo condensado overpower! Prepare-se, a dor no bolso começa logo.

Antes de começar eu quero só deixar claro que neste post não estarão os principais jogos da E3, nem os mais aguardados, nem os melhores, etc. Vou deixar pra escrever sobre esses grandiosos em seus devidos posts individuais mais pra frente. Aqui estão só três games variados que estarão na feira, portanto não se preocupe se eu esqueci de falar de tal jogo, ele talvez aparecerá por aqui quando estiver mais perto de sua data de lançamento.

Counter-Strike: Global Offensive

Ah, o bom e velho CS. Se você nasceu na década de 90 ou antes, deve ter vivido o tempo das Lan Houses. Quando ninguém tinha computador bom nem internet legal, o esquema era combinar depois da aula de passar na lan mais próxima da escola e ficar lá até acabar o dinheiro. E nos finais de semana passar a madrugada lá jogando e tomando guaraná, nos famosos corujões. Ouso generalizar e dizer que todo mundo que gosta de videogame já jogou Counter-Strike alguma vez na vida. Independente da versão, do lugar ou da época, você já deve ter escolhido entre ser CT ou Terror, comprado umas armas e granadas e saído pelo mapa (com certeza Dust) tentando dar uns headshots. A franquia já vendeu mais de 27 milhões de cópias (fora as piratas né) e é um tremendo sucesso, apesar de ter caído um pouco no esquecimento recentemente, graças à assenção de CoDs e Battlefields.

Anunciado em agosto de 2011 e em fase beta desde então, CS:GO é a mais nova edição da franquia. O conceito geral continua o mesmo: dois times com um mesmo objetivo, dependendo do mapa escolhido. Há também o sistema de rounds e não de partida contínua, como no multiplayer de CoD. Ao morrer, o jogador deve esperar que o round termine para respawnar. Além da melhoria nos gráficos, a Valve, desenvolvedora da franquia desde sempre, promete que haverão novos modos de jogo, mapas e armas. Ainda não está definido, mas muito provavelmente haverá suporte para conteúdo criado por jogadores, o que ajudou a popularizar bastante as edições anteriores. O jogo estará disponível para PC, Mac, Xbox 360 e PS3 e o lançamento está previsto ainda para 2012.



Quantum Conundrum

Puzzle pandemonium! Em desenvolvimento pela Airtight Games e com Kim Swift (que trabalhou em Portal) como designer responsável, Quantum Conundrum é um jogo que te fará quebrar a cabeça. Emprestando muitas ideias do outro jogo já citado que Swift ajudou a fazer, em QC você é um garotinho de 12 anos que tem um tio inventor maluco. Algo dá errado assim que ele chega na mansão-laboratório do homem e, depois de uma explosão, seu tio desaparece. Cabe ao garoto encontrá-lo e descobrir o que aconteceu. E como ele está num lugar rico de maluquices, ele logo descobre um objeto que pode auxiliá-lo nessa busca: uma luva capaz de mudar dimensões. São quatro no total e cada uma muda drásticamente o ambiente. Por exemplo, ao mudar para a dimensão "fofinha", tudo fica mais brilhante e soft, além de mais leve e fácil de movimentar. Nas outras dimensões você diminui a velocidade do tempo, reverte a gravidade e deixa os objetos mais pesados que o normal. Já deu pra se imaginar transitando entre dimensões o tempo todo, né?

Kim Swift contou que teve a ideia do jogo ao visitar uma padaria. O que uma coisa tem a ver com a outra eu não faço ideia, mas não vamos questionar o gênio de uma artista. O jogo já tem data de lançamento para PC - 21 de junho - e também deverá ser lançado na XBLA e PSN, mas ainda sem data. Não tem como deixar de comparar com Portal porque o conceito é o mesmo, mas não acho que a Airtight tem intenção de lançar um concorrente direto à franquia da Valve. Quantum Conundrum está mais pra uma alternativa para aqueles que gostaram do jogo da GLaDOS e querem se divertir em um universo parecido.



Playstation All-Stars Battle Royale

Este aqui divide opiniões. Muitos gamers cresceram jogando Super Smash Bros e sabem que o jogo da Nintendo tem um ótimo multiplayer e diverte como deveria (a maioria dos jogos da Big N se encaixa nessa descrição, no final das contas). A Sony, que não é boba nem nada, decidiu beber da mesma fonte e eis que em abril deste ano foi anunciado PSASBR, cuja abreviação, acabei de perceber, fica horrível. Pegando seus principais personagens exclusivos, como Kratos de God of War, Sweet Tooth de Twisted Metal e a Fat Princess de... er, Fat Princess, e colocando-os para lutar em cenários já familiares (provavelmente alguma parte de God of War e alguma fase maluca de Little Big planet), o jogo promete ser uma cópia descarada de SSB, como você pode verificar no vídeo abaixo.

Eu acho que não vai funcionar. O problema, na minha humilde opinião, é que diferente dos personagens da Nintendo, esses da Sony não são nem um pouco carismáticos. Quero dizer, todo mundo conhece e gosta do Kratos e Nathan Drake (que apesar de ainda não estar confirmado estará lá, sem dúvidas), mas esses caras se degladiando não faz muito sentido, ou faz? É fácil ver isso funcionando na Nintendo porque Mario versus Kirby versus Pikachu versus Donkey Kong parece um luta "justa", se é que você me entende. Mas colocar o deus da guerra Kratos pra lutar contra uma raposa, uma princesa gorda e um soldado de Killzone não faz sentido algum! De qualquer forma, Playstation All-Stars Battle Royale tem data de lançamento prevista ainda para 2012, provavelmente em outubro/novembro, quando os jogos começam a sair aos montes. Neste eu não estou botando fé, desculpa Sony.

Nenhum comentário:

Postar um comentário