quinta-feira, 24 de maio de 2012

CÓDEC do Mác - Diablo III


O meu primeiro contato com a franquia Diablo, foi a uns doze anos atrás, minha mãe era diretora de escola e uma de suas funcionarias, tinha dois filhos. O Pedro que era alguns anos mais novo e o Massaiuky já estava no ensino médio. Então eram dois moleques vendo um garoto mais velho, se aventurar por aquelas terras devastadas. Uma trilha sonora de arrepiar qualquer um, todo aquele sistema de builds complexo e aquele recém update, com duas novas classes.


No CÓDEC do Mác – Diablo II, eu explico um pouco quando eu comecei a jogar a franquia, mas nunca dei muitos detalhes sórdidos de como esse jogo, realmente mudou toda a minha vida.

Enquanto eu estava no ensino fundamental, eu pensava muito em entrar em uma boa escola, principalmente por morar na região do ABC. Minha principal meta era passar em alguma ETEC, fazer um técnico e já sair empregado. O grande problema, é que a concorrência é bem alta, as vezes chegando a números parecidos com o de algumas universidades. Lembro-me que a prova tinha 50 questões e eu precisava acertar no mínimo 32, para me imaginar entre os últimos colocados na chamada.

Para isso, comecei a fazer um cursinho no período da tarde, íamos duas vezes por semana para ficar boa parte da tarde lá, estudando e fazendo exercícios. Próximo da escola, tinha a Lauro Gomes, pra quem é de São Bernardo, certamente deve-se lembrar o maior centro de pirataria de games de São Bernardo do Campo. Acabei comprando um exemplar do Diablo com a expansão, só algumas semanas depois eu iria descobrir que aquilo foi a minha derrocada.



Minha mãe não sabe, mas durante três dias eu não fui à escola, muito menos no cursinho. Eu precisava que o meu Necromancer destruísse Baal e trouxesse a toda à terra a paz novamente. Eu salvava em disquete a minha build, para quando eu voltasse para Piracicaba, continuasse a jogar com os meus amigos na Monkey.
Esse meu vício se estendeu por mais um bom tempo, mas era difícil fechar o jogo sozinho. Foi ai então que alguns anos se passaram e só em 2008, comprei a versão original do jogo, coisa que eu deveria ter feito desde o inicio. O meu professor de inglês na época, era outro viciado na Blizzard, ficávamos jogando Diablo e Dota, durante um bom tempo minha rotina era essa.

Muito tempo se passou, mas as referências a Diablo, todas as experiências, tudo o que tinha acontecido na minha vida graças a esse jogo, mantiveram-se em mim. Até que finalmente tivemos a data de lançamento do jogo tão esperado, estranhamente eu não estava muito empolgado. Minha maior preocupação era se o meu laptop tinha potência o suficiente para poder rodar o jogo. Mas ainda sim, continuei a acompanhar os lançamentos, novidades, gameplays, senhas para beta, estandartes e assim por diante.



Até que eu estava trabalhando normalmente, tinha respondido boa parte dos e-mails, e tenho o costume de deixar o meu facebook aberto, com os feeds das páginas principais que eu sigo ligadas. Até que a página do Diablo-BR avisa a todos, que a Saraiva estava fazendo uma MEGA PROMOÇÃO, para todos os que curtissem a página, teriam a oportunidade de comprar a versão de colecionador do jogo. Só os que estavam presentes na loja puderam ouvir como eu gritei de alegria, não podia acreditar, era a MINHA chance de ter o jogo que até então, todos estavam esperando tanto! Respirei fundo, liguei para a minha mãe, em um rápido e sonoro “PRECISO DO TEU CARTÃO DE CRÉDITO AGORA MÃE, VOCÊNÃOACREDITA NO QUETÁEMPROMOÇÃO É ODIABLO3EDIÇÃODECOLECIONADORPOR350REAISMÃEPORFAVOREUPRECISO DISSO ASSIM, POR FAVOR, EU PRECISO MÃE!”.

Todos ali me olharam assustados, mas eu estava esperando durante muito tempo por aquilo, não deixaria aquilo barato tão fácil. Pela minha sorte minha mãe me passou, fiz a compra e então fui para casa almoçar. Quando cheguei, fui dar uma olhada para ver se ainda tinham outras edições, erro meu, em menos de dez minutos todas as edições já tinham sido compradas.



Os dias se passavam e cada dia mais pessoas compravam o título e iam esperando cada vez mais pelo sucesso de Diablo. O tão esperado dia 15/05 entraria pela história, não pelo seu lançamento, mas como o dia do 37, erro comum que muitos usuários recebiam ao tentar logar no servidor da Blizzard. Eram quase cinco milhões de usuários logando as 00:01 do dia 15/05. A produtora, acostumada com uma média de quase onze milhões de usuários no World of Warcraft, aparentemente não estava preparada para essa tentativa em massa de acesso. O que causou uma certa revolta no mundo dos games, sites como metacritic estavam cheios de reviews negativando o jogo, especialmente pela falta de possibilidade de logar. Pouco se sabe realmente o que aconteceu, já que poucas pessoas esperavam que isso fosse realmente acontecer. Colin Moriarty, da IGN, comentou em sua review que apesar dos problemas de servidor encontrados no inicio, o jogo realmente atingia o seu ápice.

Mudanças ocorreram, árvore de habilidades, depth na evolução do personagem, distribuição de pontos entre outros. Ainda sim, o mais impressionante é o fato do jogo ter se tornado mais longo que o seu predecessor. Foi confirmado que um grupo de Sul Coreanos, conseguiram fechar o jogo em sua dificuldade normal em aproximadamente 7 horas de jogo.

O que me resta agora é assim que a minha collectors edition chegar, eu fazer o unboxing e mostrar pra vocês o quão foda essa porra vai ser.

2 comentários:

  1. E enquanto você espera ela chegar, todos que compraram a versão digital já estão no nível 70 HÁÁÁÁÁ

    (brincadeira, só aquele pen drive já vale a espera :~~)

    ResponderExcluir