Apesar de ter nascido na década de 90 e ter visto a internet prosperar rapidamente, sempre fui fã de text based games. Durante parte da minha adolescência joguei muitos MUDS através de mIRC e Telnet, sempre usando comandos e imaginando toda a ação que acontecia durante toda a jogatina.
![]() |
riariarairiar meu usuario hacker lindjo |
Com o crescimento absurdo da rede e a sua queda depois com a bolha, acabamos sendo cada vez mais expostos aos hackers. Frequentes e considerados os vilões do mundo moderno, acabaram até virando parte da cultura pop, tendo referencias em vários filmes famosos como Swordfish, Hackers, Matrix entre outros. Os jogos não ficaram de fora, foi ai então que a Introversion Software decidiu lançar um jogo totalmente imersivo. Lançado em 2001, Uplink foi o primeiro jogo da empresa, algumas copias do cd inclusive foram feitas manualmente pelos produtores. Mas os resultados logo vieram e Uplink ainda é hoje um dos principais jogos da produtora, que frequentemente recebe updates e modificações dos seus jogadores.
![]() |
Onde vou invadir first? |
Assim que o jogo começa, você se cadastra na gigantesca rede de hackers, criando um usuário e senha, decidindo a sua localização entre várias cidades do globo, passa por um pequeno tutorial que lhe ensina as ferramentas que devem ser utilizadas. Como trace tracker, log deleter, proxy disable além do password breaker que ajuda a invadir os mais variados lugares.
![]() |
zoar os dudes, não sabem da onde eu venho riariar |
Com um visual dark, relembra os visuais dos computadores de Matrix e Hackers, com cores muito escuras e todo o fundo preto. Apesar das cores fortes, não chegam a afetar ou mesmo cansar os olhos durante a jogatina. Algumas vezes é um pouco complicado ler as instruções devido a combinação do azul com o preto, mas com o tempo você acaba se acostumando.
![]() |
sou um deus hacker, nenhuma senha é impossível riaria |
O sistema do jogo todo é muito simples, utilizando apenas o mouse e o teclado para realizar os comandos, boa parte das ferramentas utilizadas são automáticas. Sendo assim nada do que um simples clique aqui e ali e você já está invadindo alguns servidores.A parte mais emocionante do jogo é que, quanto mais vezes você for pego por uma empresa em especifico, maior a chance do seu gateway ser pego e a Uplink lhe proibir de continuar com as atividades ilícitas.
![]() |
DELETE ALL THE FILES! |
Portanto, cada trabalho você tem de se focar e ficar atento com o tempo que lhe resta de conexão, antes de ser deslogado. Os serviços são os mais variados, de mudança no Social Security (Como se fosse o INSS americano), notas escolares, destruir e roubar arquivos, destruir uma bolsa de valores ou até mesmo invadir um sistema em Lan de uma empresa.
![]() |
DELETE ALL THE LOGS! |
As suas habilidades por sua vez, vão subindo conforme os serviços que são realizados, no começo do jogo boa parte deles não podem ser aceitos automaticamente, portanto você precisa conversar com quem lhe dará o emprego e conseguir algumas informações, tais como quem é o alvo, se o nível de segurança será alto, se quer ganhar mais ou então receber um adiantamento.
![]() |
Como negociar com um empregador. |
Com o dinheiro arrecadado com cada missão, você vai evoluindo o seu equipamento. Mais memória, um processador mais potente, evolui o teu gateway (a placa mãe do teu servidor), além de comprar softwares que farão o seu serviço de hacker muito mais simples. Um trace tracker de um nível alto, permite que você fique mais tempo sem ser detectado, um log deleter, faz você se tornar um verdadeiro ninja, não deixando rastro nenhum para trás.
O tempo passa, você invade mais computadores, equipa melhor o seu servidor e compra mais softwares, as missões ficam mais complexas e o jogo começa a ficar ainda mais tenso e empolgante.
Sinceramente Uplink é dos melhores jogos, se não o melhor, de simulação de hackers, um verdadeiro must have! Ótima gameplay, gráficos razoáveis, além de um sistema muito bem implementado.
Vai dizer que você não está com vontade de ser um hacker também?
CAAARA, eu joguei isso aí há muito tempo e nem lembrava mais que existia! Era muito maneiro e eu me sentia muito fodão igual o Zero Cool no filme Hackers (que você também citou e eu gosto, apesar de ser meio trash hahah)
ResponderExcluirAgora eu preciso arrumar de novo esse jogo de qualquer jeito!
Já Era Manolo Agora vou Ser 'RAKI'
ResponderExcluirNick, pare de me viciar nesses jogos antes que eu seja demitido...
ResponderExcluirótimo post.
ResponderExcluirComo muda a resolução do jogo? Ganhei no Humble Bundle (Sorteio GKBR) e como meu monitor é full hd fica comendo uma parte da tela do jogo.
Então, vai lá no options, ai tem um desenho de monitor. Só clicar nele! Eu ainda acho que é melhor não deixar em Full HD, se não os comandos ficam muito longe um do outro!
ResponderExcluirVocê quem sabe, depois de mudar vai reiniciar o jogo!
Valeu cara, obrigado.
ResponderExcluir